5 dificuldades comuns para pessoas com TDAH
5 dificuldades comuns para pessoas com TDAH
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno que poderá desencadear dificuldades para a rotina de seu portador.
Afinal, é uma condição que altera a capacidade de prestar atenção e regular seu comportamento. Portanto, tem impacto significativo no cotidiano quando o transtorno não é tratado.
Nós trouxemos algumas informações úteis, para que possa procurar ajuda caso esteja sofrendo com os impactos negativos do TDAH em sua rotina, confira a seguir.
Como o TDAH afeta a vida das pessoas?
O TDAH é um transtorno que afeta o comportamento da pessoa. E por isso, pode desencadear uma série de problemas para o cotidiano do portador da condição.
Uma vez que, seu comportamento tem alterações que são perceptíveis para quem não é portador do TDAH. Além disso, as questões comportamentais podem trazer prejuízos para a carreira, relacionamentos e todas as demais áreas da vida.
Portanto, é interessante que toda após diagnosticada a pessoa com TDAH procure ajuda médica, para que o psiquiatra possa orientar a melhor conduta de tratamento.
Através de terapia, medicação e autoconscientização é possível controlar os impactos negativos ocasionados pelo transtorno na rotina.
Quais são os 3 tipos de TDAH?
São conhecidos na atualidade 3 tipos de TDAH, que impactam de formas diferentes na rotina do portador, entenda:
- Hiperativo/impulsivo – pessoas que sentem a necessidade de se movimentarem constantemente, o que causa dificuldade de permanecer sentadas por horas. Além disso, são pessoas que falam muito e interrompem os outros quando estão falando.
- Desatento – pessoas que possuem dificuldade de se organizar e são conhecidas pelas falhas de memória. Também costumam se distrair com qualquer estímulo externo, além de perder itens pessoais constantemente.
- Misto/combinado – pessoas que demonstram um conjunto de sintomas combinados de hiperatividade e desatenção.
5 dificuldades comuns para pessoas com TDAH
Nós listamos dificuldades comuns do cotidiano de pessoas com TDAH, confira mais a respeito:
1. Dificuldade de ser pontual
São pessoas que apresentam dificuldade de estimar o tempo que levam a chegar em um compromisso, por isso, costumam se atrasar para eventos. No cotidiano escolar e de trabalho, costumam se atrasar na conclusão de tarefas.
2. Conversar sem interromper
Quem convive com uma pessoa diagnosticada com TDAH já pode ter reparado que dificilmente conseguirá completar um raciocínio. Afinal, quem tem o transtorno tem muita dificuldade de ouvir sem interromper os demais.
3. Dificuldade de seguir rotina
Quando surge uma oportunidade ou estímulo momentaneamente mais interessante, a pessoa pode fazer mudanças repentinas ignorando planos prévios por ter dificuldade de se organizar dentro de uma rotina pré-estabelecida.
4. Organização
A desatenção é um fator que faz com que a pessoa tenha dificuldade de manter as suas coisas organizadas.
E por isso mesmo, acabam perdendo objetos com mais facilidade e mantendo seus ambientes caóticos. Aprender técnicas de organização facilita o cotidiano dessas pessoas, para que o transtorno não faça com que a convivência com pessoas organizadas seja difícil.
5. Dificuldade de relaxar
A hiperatividade proporciona inquietação física e mental, o que faz com que a pessoa esteja sempre agitada.
Portanto, é difícil para a pessoa dormir e também para controlar sua ansiedade e preocupação. O que acaba gerando cansaço persistente, dificuldade de relaxar e de descansar a mente. Em resumo, é um quadro que pode vir a ocasionar um esgotamento físico e mental.
Conclusão
Se você suspeita ou já recebeu o diagnóstico de TDAH, é fundamental buscar o tratamento adequado para minimizar os impactos do transtorno no dia a dia. O acompanhamento com um psiquiatra especializado ajuda a identificar as melhores estratégias para melhorar a concentração, o desempenho nas atividades diárias e a qualidade de vida.
Agende sua consulta e conte com o suporte necessário para lidar com o TDAH de forma eficaz. Ignorar o tratamento pode trazer prejuízos significativos para sua rotina, mas com o acompanhamento certo, é possível viver com mais equilíbrio e bem-estar.