Quando a ansiedade se torna um problema?
Quando a ansiedade se torna um problema?
A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações de estresse e perigo, funcionando como um mecanismo de defesa que nos prepara para enfrentar desafios. No entanto, quando essa sensação se torna constante, intensa e desproporcional às circunstâncias, pode indicar um problema mais sério que requer atenção.
A ansiedade patológica pode interferir significativamente na qualidade de vida, afetando o desempenho no trabalho, nos estudos e nas relações pessoais.
Neste artigo, trouxemos informações úteis para que você possa identificar e lidar com a ansiedade de maneira eficaz e quando é a hora de procurar um médico psiquiatra para ajudá-lo nesse processo e voltar a ter uma vida mais equilibrada e saudável.
Como saber a diferença entre ansiedade normal de ansiedade patológica
A ansiedade normal é um sentimento pontual, assim como ocorre com outros sentimentos. Ficar ansioso frente a um desafio como uma prova, entrevista ou momento pontual de sua vida é perfeitamente natural.
Todavia, quando o sentimento passa a ser parte de sua rotina e você se sente continuamente ansioso é um sinal de que a questão passou a ser patológica.
Em muitos casos, a ansiedade não se demonstra como meramente uma preocupação clara sobre um tema. É bastante usual que a pessoa apresente outros sintomas que passam despercebidos, como:
- A sensação de estar no limite;
- Alterações de sono;
- Inquietação física;
- Sensação de cansaço profundo;
- Preocupação excessiva.
São sinais de ansiedade que revelam uma questão que excedeu o natural e que se tornou patológica.
Quando a ansiedade é um problema
Todo sentimento que altera a qualidade de vida negativamente demonstra ser um problema. Quando a pessoa começa a ter sintomas como a agitação da perna, sensação emocional de desconforto, inquietação física e uma série de outros sentimentos que demonstram que a ansiedade se tornou parte de suas rotinas, é sinal de que há um problema.
Afinal, a pessoa que está sofrendo com sintomatologias como as descritas acabam perdendo a qualidade de vida.
Aspecto que faz com que seja importante procurar ajuda, com o intuito de garantir que a sua saúde mental seja beneficiada pela consulta psiquiátrica.
Geralmente os transtornos de ansiedade precisam da atuação conjunta de um médico psiquiatra e psicólogo, com o intuito de realmente tratar o paciente, visando alcançar resultados satisfatórios que beneficiam a qualidade de vida.
Tipos de transtornos de ansiedade
Existem diversos tipos de ansiedade, o mais conhecido é o transtorno de ansiedade generalizada. Pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e síndrome do pânico também são tipos de ansiedade, que são demonstrados por comportamentos compulsivos no caso do TOC e casos de ansiedade aguda que causam medo intenso e inexplicável com sintomas físicos no caso da síndrome do pânico.
Deixar de tratar a ansiedade é um erro extremamente comum, que pode ocasionar piora significativa dos sintomas. Desencadeando perda da qualidade de vida e até mesmo maior dificuldade de tratar o problema de saúde mental.
Portanto, é indispensável que o paciente tenha consciência de que é necessário buscar ajuda quando os sentimentos estão interferindo na qualidade de vida. Seja a ansiedade, medo ou qualquer outro sentimento que está fugindo de seu controle.
Dicas de controlar a ansiedade
Sem dúvidas, uma das mais importantes dicas para controlar a ansiedade é procurar um psicólogo. O profissional poderá auxiliar a identificar se é hora de procurar um médico psiquiatra, para que a questão possa ser tratada globalmente.
Além disso, o trabalho do psicólogo contribui para identificar o que causa as crises de ansiedade, para que o paciente consiga ter clareza sobre quais são os gatilhos que despertam tamanho sofrimento.
De modo que, ao longo da terapia seja possível aprender novos comportamentos e maneiras de lidar com os sentimentos. Dessa forma, a ação conjunta do médico psiquiatra e psicólogo são responsáveis por ajudar o paciente a reestabelecer sua saúde mental.
Caso esteja sofrendo com problemas relacionados à ansiedade, não deixe de agendar a sua consulta com médico psiquiatra para avaliar o problema e ter ajuda.