Quando devo procurar um psiquiatra?
Quando devo procurar um psiquiatra?
Já se perguntou se você deve procurar um psiquiatra? Entender a diferença entre psicólogo e psiquiatra, buscar ajuda correta e cuidar da sua saúde mental são passos importantes.
Mesmo com o acesso a informação como temos atualmente, ainda é comum que as pessoas nutram alguns tabus em relação ao psiquiatra.
E por isso, acabam não sabendo a hora correta de procurar a ajuda do profissional. Nós trouxemos alguns apontamentos para a sua dúvida, visando te auxiliar a definir se é a hora ideal de procurar um psiquiatra.
Qual a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?
Não sabe a diferença entre psicólogo e psiquiatra? O psicólogo é um profissional formado em psicologia, que conduz psicoterapia para auxiliar em sua saúde mental.
Já o psiquiatra é um médico especializado em psiquiatria, que poderá auxiliar no tratamento de doenças como: depressão, insônia, transtorno de ansiedade, esquizofrenia e uma série de outras doenças.
É bastante comum que o psicólogo identifique a necessidade de direcionar seu paciente ao psiquiatra com o intuito de complementar o tratamento. Uma vez que, o profissional poderá receitar medicação para auxiliar a restabelecer o bem-estar mental do paciente.
No entanto, não são todos os pacientes que fazem terapia que necessitam passar por um psiquiatra, por exemplo.
Quando é necessário procurar um psiquiatra?
Quando questões emocionais começam a atrapalhar a qualidade de vida, é hora de procurar um psiquiatra. Seja falta de atenção, insônia, tristeza persistente ou qualquer desordem emocional que possa estar trazendo prejuízos para sua rotina.
O profissional irá conduzir exames e análises, com o intuito de orientar novas condutas e contribuir para o restabelecimento de sua qualidade de vida.
Quais as principais doenças tratadas pelo Psiquiatra?
Existem várias doenças que podem ser tratadas por um psiquiatra, como é o caso de:
- Depressão;
- Transtorno afetivo bipolar;
- Psicose;
- Deficiência intelectual;
- Transtornos de desenvolvimento;
- Esquizofrenia;
- Transtorno de ansiedade.
Geralmente, as pessoas não procuram inicialmente um psiquiatra, que costuma ser um médico recomendado por um psicólogo que já está tratando o paciente ou por outro médico que nota a necessidade da intervenção psiquiátrica.
No entanto, procurar ajuda profissional é extremamente importante e valioso. Uma vez que, o psiquiatra poderá fazer intervenções adequadas para auxiliar no restabelecimento da qualidade de vida.
As doenças tratadas pelo psiquiatra geralmente afetam muito o cotidiano da pessoa que está sofrendo com a alteração de saúde. O que faz com que seja muito importante se despir de preconceitos e buscar tratamento ao identificar que algum sintoma está diminuindo sua qualidade de vida.
Procurar um psiquiatra por conta própria é completamente normal e recomendado caso você suspeite que precisa de ajuda. Alguns sinais indicam que é hora de procurar uma consulta psiquiatra por isso, é importante ficar atento aos sinais de seu corpo.
8 principais sinais de quando procurar um psiquiatra
Existem alguns sinais de que é interessante procurar ajuda de um psiquiatra, como é o caso de:
- Irritabilidade constante;
- Preocupação em excesso;
- Insônia;
- Compulsão alimentar;
- Dificuldade de concentração;
- Tristeza profunda sem razão aparente;
- Falta de ânimo para viver;
- Mudanças de apetite sem motivo aparente.
São apenas algumas das alterações que podem te motivar a procurar ajuda de um psiquiatra. Todavia, existem muitos outros sinais de que eventualmente sua saúde mental está debilitada e que é necessário procurar ajuda.
O ideal é procurar investir em autoconhecimento para que consiga perceber que algo não está como deveria e então procurar ajuda profissional.
A Clínica Sereniq é especializada em diferentes áreas de atendimento. Saiba como podemos te ajudar e conte com uma equipe preparada para cuidar de sua saúde mental.